As Primeiras Transmissões de Futebol a Cores, e a Consequente Valorização dos Uniformes

Em ano de Copa do Mundo e campeonatos nacionais e internacionais, qualquer torcedor apaixonado, ansioso pela estreia de sua seleção, começa a se programar para os dias das partidas, que geralmente são em família ou com o grupo de amigos, transformando o local do encontro em uma verdadeira arena e palco de grande torcida.

Nos tempos de hoje, momentos assim, ficam cada vez mais especiais, e confortáveis devido à grande qualidade que a tecnologia oferece. Porém, nem sempre foi assim.

 

 

A primeira transmissão de uma partida de futebol no mundo aconteceu no dia 15 de novembro de 1936 por uma TV alemã, já no Brasil, o esporte, começou a ganhar seu lugar na telinha ainda na primeira metade da década de 1950.

 


Foi apenas na copa do mundo de 1970, no México que o povo brasileiro pode pela primeira vez assistir a um jogo de Copa do Mundo a cores.

Porém, o privilégio de tamanha tecnologia, não era para todos. Visando o entretenimento e, também para matar a curiosidade da nação, transmissões foram organizadas em locais públicos pelo governo, assim, cerca de 54 milhões de brasileiros, puderam enfim, assistir o esquadrão de Pelé e companhia se sagrar tricampeão do mundo.

 

 

Foi nessa Copa do Mundo que o brasileiro pôde, pela primeira vez, ver a tão gloriosa camisa canarinho, com as manchas de suor de seus jogadores, e destingir com mais facilidade cada time dentro de campo, o que era bem mais complicado quando as transmissões eram apenas em preto e branco.

O que passou a crescer também, foi a venda de camisas, já que com a divulgação de suas cores vivas na televisão, os torcedores ficavam cada vez mais encantados com os mantos, que eram considerados artigos de luxo extremamente bonitos.  

A tecnologia das TVs de hoje possibilita uma sensação de realidade cada vez maior, não só quando assistimos futebol, mas qualquer esporte.

 

 

Aparelhos de televisão que possuem alta definição na imagem e até funções que nos permitem ouvir o som ambiente dos estádios, deixam aqueles que não têm a possiblidade de ir até o evento, com a sensação de estarem lá, ao vivo, quase com a mesma emoção.

 

André Simões

Troca de Camisas

artigos relacionados

deixe seu comentário

Você tem que está logado para comentar, entre com sua conta ou cadastre-se.
Receba as últimas novidades do nosso portal. Inscreva-se!