A Numeração das Camisas de Futebol

É muito comum hoje em dia qualquer torcedor, das mais variadas idades, saber identificar um jogador de futebol, apenas pela numeração que ele usa no uniforme, do seu clube ou seleção.

Por exemplo, quando falamos de Cristiano Ronaldo, logo se associa a camisa de numero 7, o baixinho Romário sempre foi sinônimo de gol e também conhecido pela camisa 11, e claro, quando pensamos na camisa 10, vem uma infinita lista de grandes craques, o maior deles Pelé.

 

 

O curioso é que só depois de 70 anos que o futebol foi criado, que resolverem numerar as camisas dos jogadores. As inúmeras confusões na identificação dos jogadores, quando eles eram parecidos, atrapalhavam também as sumulas feitas no final da partida. Devido a isso foi estabelecido, que os times teriam que numerar as camisas dos atletas, facilitando a identificação dos mesmos.

No inicio, o time mandante usava as numerações de 1 a 11, e o time visitante, do 12 ao 22. Porém depois, foi permitido que cada clube poderia usar a sua numeração, e também os nomes foram inseridos nas camisas.

 

 

Assim como toda evolução que o esporte foi sofrendo, algumas coisas não mudaram até hoje, referente aos números dos jogadores, principalmente para os torcedores mais antigos. Por exemplo, a camisa 7 é associada ao ponta direita, o lateral direito é dono da 2, a camisa 9 cheira gol, o cara do time responsável em fazer a rede balançar usa ela e por fim, porém, não menos importante, a 10.

 

 

Essa camisa é e sempre será vinculada ao craque do time, e pra muitos o melhor de todos. Entretanto, nos tempos de hoje é fácil encontrar numerações extremamente diferentes das tradicionais de antes.

Jogadores que usam a camisa com data do ano do aniversário, outros que usam um numero devido aos seus patrocinadores, enfim, uma vasta e exótica variedade de números.

 

 

A inovação deixa um gosto de saudade, mais também não é um problema tão grande e difícil de resolver. Afinal, sempre haverá um canhoto clássico como um maestro, fino e elegante em campo que será o dono da 10, fardado com ela, ou disfarçado com outra.

 

André Simões

Troca de Camisas

artigos relacionados

deixe seu comentário

Você tem que está logado para comentar, entre com sua conta ou cadastre-se.
Receba as últimas novidades do nosso portal. Inscreva-se!