A Evolução das Chuteiras de 1920 aos Anos Atuais

Pois é boleiros! O mundo muda, e com ele mudam também as chuteiras!

As chuteiras atuais contam com tecnologia de ponta para melhorar o desempenho dos boleiros! Influenciam na velocidade, agilidade, precisão do chute, curva da bola e até na segurança do atleta. Mas como você sabe, nem sempre foi assim.

Preparamos um pequeno resumo da evolução das chuteiras nos últimos 100 anos. Será que você não tem uma relíquia guardada em casa para vender aqui no Troca de Camisas?

Confira as fotos para ter certeza:

 

Inicio do Século

 

O objetivo era proteger os pés, e por isso eram feitas de puro couro, algumas até com proteção de aço no bico. Quando molhadas, essas belezinhas podiam pesar 1Kg cada uma. Já imaginou!?

 


Anos 50

 

Após a Segunda Guerra Mundial, as empresas Puma e Adidas, recém criadas, iniciam disputa para ver quem cria a melhor chuteira, que passou a ser considerada um assessório para melhorar o desempenho.

 

 

Anos 60 e 70

 

Nessa época, a importância do conforto foi percebida, e as chuteiras ficaram menores e mais leves, com mudanças significativas nas solas.

 

 

Anos 80

 

Novos materiais começam a ser explorados. A chuteira Copa Mundial da Adidas feita em couro de canguru, por isso mais leve, foi uma das mais vendidas de todos os tempos.

 

 

Anos 90

 

A Adidas Predator inovou, colocando barbatanas de borracha no peito da chuteira, que ajudavam na aderência com a bola e a dar mais efeito. Esse recurso é usado até hoje, com texturas que têm o mesmo objetivo.

 

 

Anos 2000

 

Foi só no final do século que a Nike entrou pesado na jogada, lançando sua chuteira Air Mercurial para a Copa de 1998, feita em material sintético, revolucionou o mercado, melhorando a performance no quesito velocidade.

 

 

Chuteiras Atuais

 

Estética, performance e segurança. As chuteiras atuais estão longe de serem apenas um assessório. A busca por materiais com melhor desempenho é constante, e praticamente todos os anos são lançadas inovações. Uma das últimas novidades foi a inclusão de uma “botinha” que deixa a chuteira com o cano mais alto, ajudando a proteger de o tornozelo dos atletas.

 

 

Soma-se a isso alterações nos formatos e posicionamentos das travas da sola, aumentando a mobilidade na hora do giro e do arranque. Além disso, a chuteira hoje é uma expressão de personalidade, com cores e desenhos, bonitos para uns e extravagantes para outros. E dessa mudança estética, surgiu a expressão CHUTEIRA PRETA, que pretendemos debater outro post.


E você? Tem uma chuteira preferida? Pergunte para seu avô como era a chuteira dele! Quem sabe ele não aproveita para vender como um item histórico aqui no Troca de Camisas!


#colecionismo #trocadecamisas #colecaodecamisas #camisasdetimes#futebol #colecionadordecamisasdefutebol 

#uniformesesportivos#mantosagrado #mantosdofutebol #camisasdefutebol #jerseys#soccerjersey #footballjersey

 #footballtshirt #camisetadefutbol#chuteirasdefutebol #chuteiras #soccerboots #footballboots#chuteirapreta

artigos relacionados

deixe seu comentário

Você tem que está logado para comentar, entre com sua conta ou cadastre-se.
Receba as últimas novidades do nosso portal. Inscreva-se!